Ortodontia
Agende sua Avaliação!
Aparelhos ortodônticos e ortodontia em São Bernardo do Campo e região.
Nas últimas décadas, a demanda por tratamento ortodôntico tem crescido, devido a inúmeros fatores, tais como a melhora geral na saúde bucal em reflexo ao decréscimo da cárie dentária e a doença periodontal.
O que é ortodontia?
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.
As causas dos problemas ortodônticos podem ser hereditárias (familiares, por exemplo queixo ou dentes salientes do pai ou da mãe), ambientais (hábitos de chupar o dedo, respiração pela boca, perda precoce de dentes de leite) ou uma combinação das duas.
Para o tratamento são indicados diferentes tipos de aparelhos, como fixos e móveis. O objetivo desses dispositivos é ajudar na movimentação dos dentes, posicionar os músculos e direcionar o crescimento mandibular.
Etapas do tratamento:
Uma das principais perguntas dos pacientes é quanto tempo terá que usar o aparelho, mas antes de saber se haverá demora no processo, é importante entender cada etapa dele.
Conheça as etapas:
- Diagnóstico e planejamento;
- Instalação: após definição do que será feito, os dispositivos são instalados para início da movimentação dos dentes;
- Alinhamento e nivelamento: processo onde fios bem finos e leves corrigem anormalidades de posição.
- Correção: São utilizados elásticos, além de fios com uma espessura bem maior. Etapa em que os desvios são ajustados, assim como possíveis espaços entre dentes se fecham e a mordida é corrigida.
- Finalização: elásticos verticais, novos braquetes, entre outras medidas dão o toque final à correção;
- Contenção: A remoção do aparelho, que é substituído por uma contenção ortodôntica fixa ou removível.
- Até que chegue essa fase final, passa-se entre 12 e 24 meses, podendo demorar menos ou mais conforme algumas condições.
Quais são os benefícios do tratamento ortodôntico?
- Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da autoestima e facilidade de inserção social.
- Correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.
- Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.
Veja a seguir alguns problemas dentários que podem ser corrigidos com técnicas desenvolvidas pela ortodontia:
- Sobremordida ou “dentes salientes”: Neste caso, os dentes anteriores superiores recobrem quase que totalmente os dentes inferiores. A disfunção causa problemas durante o ato mastigatório. Isso porque é possível que os dentes inferiores toquem no palato e na gengiva do arco superior, machucando a região.
- Mordida cruzada anterior: Confere ao paciente uma aparência de cachorro “bulldog”. Isso ocorre porque a arcada dentária inferior se projeta muito para frente ou quando a arcada superior se posiciona muito atrás.
- Mordida cruzada: Nessa situação, há um desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior.
- Mordida aberta: É caracterizada pela ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores. O problema costuma dar a ilusão de que a pessoa está com a “boca torta” ou que não fecha bem.
- Desvio de linha mediana: É quando o centro da arcada superior não fica alinhada com o centro da arcada inferior. O problema atinge diversas pessoas, porém só é percebido em casos mais severos.
- Diastema: São falhas entre dois ou mais dentes, sendo mais frequentes nos dentes frontais da arcada superior. O problema é muito comum em crianças por causa da queda dos dentes de leite, porém, na maioria das vezes, os espaços se fecham quando nascem os dentes permanentes.
- Apinhamento: ocorre quando não há espaço suficiente na boca para acomodar todos os dentes na arcada dentária. Em algumas situações, os pacientes podem ter dentes grandes demais, impedindo a perfeita acomodação.
- OBS: Casos severos só serão corrigidos completamente com a cirurgia ortognática, por isso é necessário a avaliação com especialista.
Os aparelhos ortodônticos:
Atualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.
- Aparelho invisível: o mais moderno que tem no mercado ortodôntico. São práticos e imperceptíveis.
- Aparelho fixo metálico: o mais popular, composto por fios, braquetes e borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes.
- Aparelho fixo estético: o uso de braquetes transparentes o deixa quase imperceptível de longe, sendo muito usado por adultos.
- Aparelho móvel: normalmente é usado quando o paciente está terminando o tratamento dentário com o modelo fixo.
O tratamento dura em média 24 meses, podendo, no entanto, variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efetuar.
Os aparelhos podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas depois de serem colocados ou ajustado. Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana, durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo lanches), utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodôntica.
Para saber como está a sua saúde bucal, agende uma avaliação agora mesmo.
Ligue para: (11) 4361-4323
WhatsApp: (11) 94781-1267
Siga nossas redes sociais:
Porque cuidar do seu sorriso com a família Facia?
Há mais de 20 anos cuidando do sorriso de nossos queridos pacientes.
Atendimento Humanizado
Aqui cada paciente é único e recebe total atenção dos nossos especialistas.
Odontologia Digital
Oferecemos o que há de mais moderno e eficiente em tratamentos Odontológicos.
Conforto e Segurança
Recepção e salas de atendimento clínico planejadas para o seu bem estar.
Agilidade e Eficiência
Uma clínica comprometida com os resultados para os nossos pacientes.